quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Por que votar?


O voto é um direito de todos os indivíduos que vivem num sistema democrático. Esse têm o papel de escolher, individualmente, o candidato que representará toda a sociedade no poder. No nosso país, o voto é obrigatório para todas as pessoas alfabetizadas entre 18 e 70 anos. Com a lei da obrigatoriedade do voto, este não é apenas um direito, mas também um dever do cidadão.
A consciência do eleitor sobre o valor do voto é importante em uma democracia. O deve-se votar a partir da satisfação no candidato e pensando nas possibilidades de melhoria coletiva. Contudo, o que se percebe ainda hoje nas eleições municipais, principalmente nas pequenas cidades, são os “votos de cabresto” e os “currais eleitorais”, herdados do sistema coronelista do início do século XX, embora camuflados. Pessoas que têm cargos públicos se vêem obrigadas a votar num candidato “x” para não perder seu emprego, ou mesmo quando são admitidos através de concursos, sofrem perseguições, sendo ameaçadas de transferência de setor e/ou distrito onde trabalham. Sem contar no grande “mercado” de compra e venda de votos. Políticos se aproveitam da ignorância e da pobreza das pessoas e lhes oferecem algo que trará benefícios para a urgência dos seus problemas, em troca exigem os votos no dia das eleições. No entanto, não podemos esquecer aqueles que vendem seus votos para alcançar seus próprios interesses – puro individualismo! Estes colocam o “cabresto” em seus próprios “pescoços” e depois não têm o direito de reivindicar melhorias, uma vez que o voto já teve seu preço.
Caros leitores esse é o nosso sistema político, mas ele pode acabar se todos nós nos recusarmos a cometer esse tipo de irregularidade, e se conscientizarmos as pessoas do nosso convívio de que o voto vale mais que uma cesta básica, um banheiro novo, um exame médico, ou uma promessa de emprego. O nosso voto deve visar aos serviços que beneficiem a todos – educação, saúde, lazer, saneamento básico.Não podemos perder de vista a coletividade e, embora esse sistema capitalista em que estamos inseridos nos corrompa, devemos lembrar que vivemos em comunidade e que assim como as primeiras comunidades cristãs, devemos saber viver em comum unidade.Na pós- modernidade pouco se pensa em lutar pelo bem comum, luta-se pelos interesses próprios. Isso não é postura de cristão. Jesus nos ensinou a sermos participativos na sociedade, denunciando os abusos de poder, lutando pelos nossos direitos, almejando o bem de todos.
Assim como o voto, também é importante acompanharmos de perto a administração dos nossos representantes no poder e fiscalizar. Cobrar é um direito do cidadão. Contudo o desinteresse pela política é grande, muitos nem se lembram em quem votaram nas últimas eleições. Arnold Toynbee, um historiador britânico, escreveu: “O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados por aqueles que se interessam.”
A política meus amigos, não se restringe ao período das campanhas eleitorais. Essa frase nos alerta para a importância do voto e da nossa participação na vida política do nosso país, estado, cidade. Se não escolhermos os nossos representantes, outros o farão por nós, e essa escolha implicará diretamente nossa vida, pois a política, diferente do que pensa o senso comum, faz parte do nosso cotidiano. São esses governantes que criam e executam as leis, sem contar que os impostos que pagamos são gerenciados por eles.
Há quem não acredite mais na política brasileira, pois a cada jornal a que os brasileiros assistem ou lêem dão de cara com um escândalo envolvendo os políticos aos quais deram o voto de confiança. Muitos acabam votando nulo ou branco, por acharem que todos os políticos são iguais. Porém, apesar de existirem os corruptos e incompetentes, também existem os dedicados, procurando fazer um bom trabalho no cargo que exercem. “Renunciar ao voto, anulá-lo ou deixá-lo em branco é sacramentar os donos do poder. [...] A indiferença do eleitor inviabiliza a diferença na política. Quanto maior o desinteresse dos que poderiam mudar o rumo das coisas pelo voto, melhor para os políticos que se apegam ao poder como sanguessugas.” (Frei Betto/ Folha de São Paulo 16 set. 1998)

Espero que essa matéria tenha ajudado você, leitor, a conscientizar-se da importância de exercer o nosso papel de cidadão, usando o voto. Nessas eleições municipais tenhamos o cuidado de escolher os nossos candidatos. Ouçam seus planejamentos, conheçam o passado político de cada um. Isso é essencial para assegurar que estamos votando em pessoas honestas as quais almejam o bem social.Verifiquem se as propostas destes são coerentes, se estão de acordo com as possibilidades de execução. E o nosso voto é sim uma grande arma, pois se verificarmos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto; caso contrário, temos o poder de não mais repetí-lo.
Em outubro, use sua arma contra a corrupção e o abuso de poder.
Beijos e até a próxima eleição, quer dizer, edição..

3 comentários:

  1. Parabéns o texto está muito bem feito!

    ResponderExcluir
  2. O Escalada estava precisando se algo assim pra fortalecer , parabéns aos membros da equipe1

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse texto.Quem escreveu?

    ResponderExcluir