terça-feira, 25 de novembro de 2008

Grupo Jovem El Shaddai


Suba essa montanha e se jogue nos braços do Pai!

Após muitas dificuldades e superação de barreiras, no dia 01 de maio de 2005 reuniu, na capela da Igreja Bom Jesus da Glória – Igreja da Missão, um grupo de jovens católicos, com o intuito de unir e integrar a comunidade. Era uma tarde de domingo, cerca de 15 jovens. Nascia, então, o Grupo Jovem El Shaddai.
O início - Na cidade já havia outros grupos católicos, mas poucas eram as atividades direcionadas aos jovens, principalmente na comunidade da missão, que atendia a todos os outros bairros adjacentes ministrando aulas de catecismo, deixando o jovem se distanciar depois da conclusão do Crisma. A comunidade tinha um histórico não muito favorável a respeito de grupos de jovens, impossibilitando assim, a permissão para a criação de um grupo na comunidade, o que passou a ser um desejo incessante dos idealizadores integrados nela. Depois de muitas tentativas, com a força, sabedoria e persistência, o Grupo nasceu sob a coordenação de Vanessa Rocha, mostrando-nos que forte é o poder de Deus e que nós éramos os instrumentos para pescar mais jovens. Na caminhada, pudemos contar com o apoio de vários representações da Igreja, as quais fizeram parte de nossa história, como: Frei Raimundo, Frei Tato, Frei Moura, Frei Wilson e, por fim, Frei Reinaldo, sempre nos auxiliando e direcionando para que permanecêssemos sempre firmes na busca do amor de Deus.
Traduzindo ao pé da letra, El Shaddai vem do hebraico e significa a montanha ou, contextualizando, o Deus das Montanhas. Mas alguns lingüistas contestam tal fato alegando que “El Shaddai” seria “o Deus que sustenta”, “o Deus que nutre”, “o Deus que satisfaz”. Esse é o nosso Deus que a cada dia nos dá forças para continuarmos e persistirmos em nossa caminhada buscando a Cristo.
Os encontros - O grupo começou com encontros semanais, aos domingos, com reuniões descontraídas, alegres e dinâmicas, atividades em grupo e colaboração ativa na comunidade, auxiliando na catequese e participando das missas.
O primeiro encontro teve o intuito de retornar aos ensinamentos de Jesus Cristo e utilizá-los como princípios básicos da construção do povo que sabe caminhar junto.
"Andando Jesus junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Imediatamente eles deixaram as redes e o seguiram.” (Mateus U: 18-22).
Com essa base cristã, o grupo desenvolve até hoje as atividades, integrando mais jovens, permitindo que suas habilidades sejam exploradas dentro da comunidade quer cantando, tocando algum instrumento, animando reuniões de grupo, quer ministrando atividades e dinâmicas. Em três anos de existência, o El Shaddai conseguiu reunir dezenas de jovens, incluindo catequistas que buscavam na Palavra de Deus atribuir mais um sentido as suas vidas, ajudando ao próximo ou mesmo participando de trabalhos da Paróquia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário